segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alimentos para os dentes

          
         O livro "A dieta da beleza", da nutricionista americana Lisa Drayer, fornece dicas interessantes sobre alimentação, inclusive alimentos que protegem os dentes. Dicas não só para deixar as mulheres mais bonitas como para garantir mais saúde. Confira seis alimentos importantes para um sorriso saudável.


Maçã: a fruta aumenta o fluxo de saliva, que é a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengiva.

Cenoura: legumes crocantes limpam e estimulam a gengiva, ajudando a eliminar as partículas alimentares.

Queijo: o alimento tem cálcio e outros minerais, fortalecendo os dentes. Ele também produz saliva, o que neutraliza o nível do pH na boca. A boca fica menos ácida e, por isso, menos propensa à deterioração dos dentes.

Chocolate amargo: pesquisadores descobriram que extrato de cacau é melhor para a proteção dos dentes do que o flúor. Uma substância chamada teobromina ajuda a enrijecer o esmalte dos dentes, tornando-os menos suscetíveis à deterioração.

Cebola: o alimento contém compostos antibacterianos poderosos para o combate de cárie.

Uva-passa: um estudo apontou que a uva-passa contém ácido oleanólico, um fitonutriente que inibe o crescimento de bactérias orais, que desencadeia cáries e problemas na gengiva.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Que tal um dente branquinho?


Chega o final do ano e a procura por tratamentos estéticos cresce em busca de um sorriso mais bonito para o verão
            Uma das características da dentição jovem é a coloração mais clara, que pode rejuvenescer muito. No entanto, é possível clarear os dentes retirando as manchas acumuladas e o amarelamento diário, tornando-os quase brancos e mantendo uma aparência mais jovem.
            Segundo a dentista Ana Olímpia Cruz, o primeiro passo é realização de uma limpeza, que em muitos casos, já melhora bastante o sorriso. “O dentista faz a remoção de tártaro e de todo o pigmento externo acumulado na face do dente, bem como polimento das restaurações”.
            Mas, se ainda houver necessidade de clarear mais os dentes, pode ser feito o clareamento dentário. Ela explica que as moléculas do gel clareador se quebram e o oxigênio penetra no esmalte e na dentina, clareando as manchas, sendo que a aplicação pode ser feita em casa ou no consultório.
            Para o clareamento caseiro, o dentista confecciona uma moldeira, onde o paciente irá aplicar o gel de baixa concentração. “Esse tratamento é feito gradualmente, com aplicação diária, durante 3 ou 4 semanas e garante uma maior duração”, acrescentou a especialista.
            No consultório é realizado o clareamento a laser, com a aplicação de um gel clareador de alta concentração. Segundo a dentista, o paciente é protegido durante toda a consulta com produtos e equipamentos que impeçam o contato do gel com gengivas, lábios, olhos e qualquer outro local que não sejam os dentes. “Dessa forma, com uma ou duas sessões o paciente consegue um resultado estético muito agradável e com rapidez”, afirmou. 
            Outra opção é o clareamento conjugado, que vai aliar as duas técnicas citadas. Essa alternativa é considerada por vários especialistas, o melhor clareamento, já que agrega rapidez e durabilidade.
            A especialista lembra que todo clareamento age na molécula dentária e pode causar uma pouco de sensibilidade. Ela reforça ainda a importância da manutenção, que vai variar de acordo com os hábitos de cada paciente em relação à alimentação, uso de cigarros e bebidas.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parceria com o Jornal Estado de Minas


Assinantes terão até 10% de desconto nos tratamentos oferecidos pela Liberty Implantes
            A partir deste mês, os assinantes do Jornal Estado de Minas, que fazem parte do Clube dos Assinantes, poderão realizar os tratamentos odontológicos oferecidos pela clínica Liberty Implantes com uma condição especial. O valor do desconto irá depender da categoria do cartão de cada assinante, confira:
·         Cartão azul – 5% de desconto
·         Cartão prata – 7% de desconto
·         Cartão ouro – 10% de desconto
            Além de receberem essa condição especial, os leitores do maior jornal do Estado terão a oportunidade de realizar seus tratamentos odontológicos com a segurança e confiabilidade de serem atendidos por profissionais qualificados, com todo o conforto e estrutura oferecidos pela clínica Liberty Implantes.
            Saiba mais sobre essa novidade acessando: www.em.com.br/clubedosassinantes

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Brasil realiza 800 mil implantes dentários por ano


Mais do que uma questão de estética, a técnica elimina a angústia e promove um aumento da auto-estima
            A procura por tratamentos com implantes odontológicos vem crescendo no Brasil: 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses dentárias são consumidos por ano no País, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo). Esse resultado é reflexo da boa fase da economia brasileira e das novas formas de crédito e financiamento para tratamentos odontológicos, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a eles.
            Os implantes dentários são a opção ideal para quem deseja repor alguns, ou mesmo todos os dentes. A perda dessas importantes estruturas dá a pessoa uma aparência de envelhecimento prematuro e para muitos, causa angústia e perda da auto-estima. “Os benefícios estéticos e emocionais são mais importantes que os demais, para muitos pacientes”, afirma o especialista Arnoud Alves Bezerra.
            De acordo com o dentista, as taxas de sucesso são de aproximadamente 98% e a cirurgia é feita através da colocação de pinos de titânio, que substituirão as raízes dentárias. “O tratamento é feito em duas etapas, sendo a primeira a cirurgia e em seguida a implantação da coroa dentária, de maneira indolor, graças ao uso de anestesia ou sedativo, com o acompanhamento de um anestesista”, explicou.
            Para muitos o verdadeiro desconforto é ter que usar uma prótese removível, já que sabem o quanto os dentes são importantes. Pessoas que usam dentaduras mastigam com somente 20% da força que teriam com seus dentes naturais. Já com os implantes é possível mastigar usando de 85% a 95% da força que teriam com seus próprios dentes. “Um problema comum nesses casos é a falta de estabilidade, mas a insegurança resultante da perda dos dentes naturais pode ser eliminada utilizando os implantes”, ressaltou.
            O especialista explica ainda que o tratamento pode ser realizado em quase 100% dos pacientes, já que as contra-indicações são temporárias, como em caso de gravidez. Além disso, a duração pode variar de três a seis meses, com exceção dos implantes instantâneos que ocorrem em até 72 horas, mas alguns cuidados devem ser tomados. “Após a cirurgia a alimentação deve ser mais pastosa, deve-se evitar exercícios físicos e demais atividades que podem colocar em risco o tratamento, além do uso de cigarros e bebidas alcoólicas”, alertou.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dicas de Higiene Bucal


Veja cinco dicas práticas no uso de solução de antissépticos bucais para bochecho:


1º - É importante que o produto para bochecho seja usado diariamente, tenha flúor para ajudar no combate da formação da cárie dentária e que seja, preferencialmente, incolor, para não pigmentar os dentes. Além disso, não deve conter álcool para não agredir os tecidos orais.

2º - Procure a orientação de um dentista para usar um produto, de acordo com a sua necessidade. Se você sofre com sensibilidade dentária, busque um enxaguatório com essa finalidade, com citrato de potássio1, e que não seja apenas sem álcool. Se o seu caso é a busca por dentes mais brancos, use soluções sem peróxido de hidrogênio (água oxigenada), prefira as soluções com polímeros para clareamento.
 
3º - Não dilua o antisséptico em água, eles foram idealizados com a formulação correta para ser usado em seu estado original. Se você tiver alguma dúvida sobre a fórmula, converse com seu dentista e verifique a periodicidade do uso para o seu perfil.
 
4º - Esse processo de higienização não pode ser feito às pressas. Faça bochechos por, aproximadamente, 60 segundos.
 
5º - Para ser mais eficaz, após o uso, é importante não enxaguar a boca nem ingerir bebida ou alimentos por pelo menos 30 minutos. Por essa razão, é recomendado que o bochecho seja realizado antes de dormir. No período do sono, a salivação diminui e as bactérias atacam a superfície dos dentes, causando cárie dentária e problemas gengivais. Os bochechos ajudam a controlar a formação de placa bacteriana. Nunca durma sem cuidar da sua higiene bucal.

           O uso diário de antisséptico bucal ajuda a prevenir a formação de cáries e o mau hálito, complementando a higiene oral realizada pela escovação e uso do fio dental 2,3.